terça-feira, 22 de maio de 2012




Agapornis Personatas

Os últimos residentes cá de casa, agarpornis personatas. tambem conhecidos por Periquitos Africanos.

Sobre a espécie:

É uma das quatro espécies que apresenta um aro branco em volta dos olhos ( personata, fischers, lilianae e nigrigenis) e é também conhecida por “Black” devido á sua cabeça ser preta.. Mede aproximadamente 15 a 18 cm e pesa de 48 a 55g, com uma idade media entre os 10 e 15 anos, sendo que as fêmeas são na maioria das vezes maiores que os machos. Não apresenta dimorfismo sexual e é a segunda espécie de Agapornis em maior número no mundo, em muitos casos é preciso fazer um teste de sexagem para aves para descobrir qual a seu sexo.A criação de personatas é um pouco mais difícil que os roseicollis , mas sem maiores problemas . Os personatas são a espécie de Agapornis que constrói o ninho de forma mais elaborada, fazendo ninhos cobertos com material carregado pela fêmea no bico, para não dizer são os melores a construir ninhos da sua espécie (Agapornis).



Alojamento:


Estas aves podem ser tanto aves de gaiola ou em viveiros em recinto fechado, ou até mesmo ao ar livre. De qualquer modo, a gaiola ouviveiro devem ser feitos de um material resistente às bicadas das aves, que são fortes. Não é recomendado que coloque plantas ou outras coisas do género, já que os agapornis podem destruí-la rapidamente. Os agapornis gostam muito de voar e de fazer acrobacias, por isso, talvez a melhor alternativa seja uma gaiola/viveiro mais alta do que larga. Não terá de tomar quaisquer medidas extraordinárias no caso de criar estas aves ao ar livre, desde que tenham acesso a um abrigo noturno que as proteja da gaiola.


Alimentação:


Estas aves devem ser alimentadas com uma boa mistura de alimento para periquitos, que pode suplementar com pequenas quantidades de frutos e ervas. Durante a época de gestação, deve proporcionar-lhes suplementos e alimento à base de ovos. Devem sempre dispor de uma mistura de areia.


Criação:

É aconselhável não tentar fazer criação destas aves antes de atingirem um ano de idade. O ninho adequado deve ter uma base uma área de 25 x 20 x 15 . Constroem um ninho a partir de todos os tipos de materiais toscos, aparas de madeira e tambem folhas de palmeira. Põem três ou quatro ovos que a fêmea choca durante um período de 18 a 20 dias, aproximadamente. A plumagem ocorre passados cerca de 45 dias. Algumas semanas após as cria nascerem.


Sem comentários:

Enviar um comentário